6 de mai. de 2010

Obra de arte???

Pois é,

Eu não entendo nada de obras de arte!!!
Deixo bem claro isso !!!
Tenho o meu gosto, minha opinião e só. Pra quem entende ou possui, peço desculpas pela minha ignorância.

Mas algumas coisas desse meio sempre me deixam revoltado. Uma delas é o Picasso: como pode seus desenhos tortos serem considerados obra de arte???

Pra mim, esse ramo é muito especulativo tipo: um dia um ricaço decidiu inovar sua coleção e comprou o quadro mais tosco do autor mais "excêntrico" que ele encontrou (Picasso). Outro ricaço e invejoso se sentiu na obrigação de ter um Picasso maior (sem duplo sentido) para que sua coleção fosse A melhor. Assim foi e é até hoje: todos em sua eterna busca por um Picasso (sem duplo sentido).

Eu devo ser muito tapado mesmo, porque eu não pagaria nem R$ 20,00 num Picasso (sem duplo sentido) e colocaria-o no banheiro para ter algo para me distrair.

Em matéria divulgada no site Último Segundo, o óleo "Nude, Green Leaves and Bust" de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (que quando aprendeu a escrever seu próprio nome já estava perfeitamente alfabetizado) é hoje a obra mais cara vendida em leilão.

A obra, representada na imagem abaixo, foi arrematada por US$ 95 milhões após 9 minutos de leilão.
A matéria continua dizendo:
"A pintura, de 162 centímetros de largura e 130 de altura, tem tons azuis, rosas e verdes vivos e é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso no final dos anos 1920 e nos anos 1930. O quadro foi concluído no dia 8 de março de 1932, durante um período criativo do pintor."
Eu preciso destacar algumas coisas do parágrafo acima:
  • "retrato de Marie-Thérèse Walter" - coitada, será que ela era branquela, nariguda e gordinha??? Será que seus seios fartos eram realmente tortos??? Seus braços eram tentáculos gelatinosos e sua mão esquerda só tinha 4 dedos???
  • "amante de Picasso" - se ela era branquela, nariguda, gordinha, com seios desalinhados, braços gelatinosos e 4 dedos na mão esquerda, ele estava realmente pegando um dragão.
  • "período criativo do pintor" - meu período criativo foi no Jardim Escola Plim-Plim.
Para nós, reles mortais que não podem competir no ramo de obras de arte, fica a lembrança da frase amplamente divulgada:

O importante não é o Picasso, mas sim o prazer que ele te proporciona. (agora sim com duplo sentido)
Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

hehehehehehe............
É...dá pra parar e pensar mesmo, porque umas obras tão feias ser tão famosas !!!
teu blog tá bem divertido e interessante ....assuntos diversos e bom de ler .....
beijoooooooooooo